Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Compromisso

O Compromisso é uma cerimônia de noivado wiccana na qual as mãos do noivo e da noiva são unidas com uma laçada consagrada para significar que eles foram unidos em matrimônio. O ritual geralmente é realizado tanto pela Alta Sacerdotiza como pelo Alto Sacerdote do Coven (se o casamento não for legal) ou por um ministro legalmente reconhecido, se for preferida uma união legal. (Antes de se casarem legalmente, muitos wiccanos preferem viver numa lei comum de "tentativa" de casamento, que pode ser dissolvida pela Alta Sacerdotiza no final do ano, se o marido ou a esposa estiver insatisfeito com o arranjo.)

A tradição pagã de "Pular a Vassoura", na qual o noivo e a noiva pulam juntos por cima do cabo da vassoura é uma antiga forma de cerimônia comum de casamento, praticada em certas regiões da Escócia, Dinamarca e China, e muito popular entre os ciganos. O Pulo da Vassoura é realizado ao término do Ritual de Compromisso.

A cerimônia de casamento apresentada a seguir é um rito de comprometimento de ligação espiritual, não legal, que pode ser realizado pela Alta Sacerdotiza ou pelo Alto Sacerdote do Coven. Antes da cerimônia, é extremamente importante que toda a área onde será realizado o compromisso seja consagrada com sal, água e qualquer incenso purificador, como o de cedro, olíbano, sálvia ou sândalo.

Monte o altar e coloque nele tudo que será necessário para a cerimônia: duas velas brancas, um incensório, um prato com sal ou terra, um sino de altar de latão, uma vareta, um cálice com água, uma xícara com óleo de rosa para consagração, um cristal de quartzo, as alianças casamento e duas cordas brancas. Próximo ao altar, coloque uma grande vassoura de palha para ser usada no tradicional Pulo da Vassoura no final do rito.

Trace um círculo na direção destrógira, usando um punhal ou a espada cerimonial, e, após cada convidado ter sido abençoado com saudações e incenso, faça soar o sino do altar para dar início à cerimônia.

O noivo e a noiva devem entrar no círculo de mãos dadas. Abençoe-os com incenso e saudações, e coloque-os defronte de você e do altar (norte), enquanto os convidados para o casamento estarão reunidos em torno do perímetro do círculo, dando-se as mãos para formar uma corrente humana. De frente para o noivo e para a noiva, levante as suas mãos para o céu e diga: NESTE SAGRADO CíRCULO DE LUZ REUNIMO-NOS EM PERFEITO AMOR E PERFEITA VERDADE. OH, DEUSA DO AMOR DIVINO, EU TE PEçO QUE ABENçOES ESTE CASAL, O SEU AMOR E O SEU CASAMENTO PELO TEMPO EM QUE VIVEREM JUNTOS NO AMOR. POSSA CADA UM DESFRUTAR DE UMA VIDA SAUDáVEL, CHEIA DE ALEGRIA, AMOR, ESTABILIDADE E FERTILIDADE.

Segure o prato com sal ou terra diante deles para que os dois coloquem a mão direita sobre o mesmo, enquanto você diz: ABENçOADOS SEJAM PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO TERRA. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM AMOR, TERNURA, FELICIDADE E COMPAIXãO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.

Coloque novamente o prato sobre o altar. O casal deverá se voltar para o leste. Soe o sino do altar três vezes e, então, envolva-os com o incenso e diga:ABENçOADOS SEJAM PELA FUMAçA E PELO SINO, SíMBOLOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO AR. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM A COMUNICAçãO, CRESCIMENTO INTELECTUAL E SABEDORIA PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.

Coloque novamente o incenso no altar. O casal deverá agora se voltar para o sul. Dê a cada um uma vela branca, a qual deverão segurar com a mão direita. Acenda as velas, pegue a vareta do altar e segure-a acima dos dois enquanto diz: ABENçOADOS SEJAM PELA VARETA E PELA CHAMA, SíMBOLOS DO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO FOGO. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM HARMONIA, VITALIDADE, CRIATIVIDADE E PAIXãO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.

Coloque novamente as velas e a vareta no altar. O casal deverá, então, se voltar para o oeste. Tome o cálice com água e salpique algumas gotas sobre a cabeça deles, enquanto diz: ABENçOADOS SEJAM PELO ANTIGO E MíSTICO ELEMENTO áGUA. QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM A AMIZADE, A INTUIçãO, O CARINHO E A COMPREENSãO PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS.
Coloque o cálice com água novamente no altar. O casal mais uma vez deverá se voltar para o norte. Unte a testa deles com o óleo de rosa e segure o cristal de quartzo sobre eles, como símbolo sagrado do reino espiritual, enquanto diz: QUE A DEUSA DO AMOR EM TODA A SUA GLóRIA ABENçOE-OS COM A UNIãO, HONESTIDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS. QUE O DEUS E A DEUSA INTERIOR DE CADA UM GUIE-OS NO CAMINHO RETO E QUE A MAGIA DO SEU AMOR CONTINUE A CRESCER PELO TEMPO QUE PERMANECEREM JUNTOS NO AMOR, POIS O SEU CASAMENTO é UMA UNIãO SAGRADA DOS ASPECTOS FEMININO E MASCULINO DA DIVINDADE.
Coloque o cristal novamente no altar e consagre as alianças do casamento com uma pitada de sal e gotas de água, enquanto diz: PELO SAL E PELA áGUA EU PURIFICO E LIMPO ESTES BELOS SíMBOLOS DO AMOR. QUE TODAS AS VIBRAçõES NEGATIVAS, IMPUREZAS E OBSTáCULOS SEJAM AFASTADOS DAQUI! E QUE PENETRE TUDO O QUE é POSITIVO, TERNO E BOM. ABENçOADAS SEJAM ESTAS ALIANçAS NO NOME DIVINO DA DEUSA. ASSIM SEJA.
O noivo coloca a aliança no dedo da noiva, e ela, por sua vez, coloca a aliança no dedo dele. Agora podem trocar as promessas que escreveram com suas próprias palavras antes da cerimômia.
Após o casal haver proferido suas promessas de amor, consagre as cordas da mesma maneira que fez com as alianças, e, então, segurando-as lado a lado, faça com que o homem e a mulher segurem uma extremidade e dêem um nó enquanto expressam o seu amor um pelo outro. Amarre-as pelo meio e diga:PELOS NóS NESTA CORDA SEJA O SEU AMOR UNIDO.
Pegue a corda com os nós e amarre juntas às mãos do noivo e da noiva. Visualize uma luz branca de energia da Deusa e da proteção circundando o casal, enquanto suas auras se unem em uma só e todos os presentes à cerimônia emitem energia, cantando repetidamente com alegria: AMOR! AMOR! AMOR!
Após haver centralizado o poder trazido para os noivos e para o casamento deles, permaneça alguns minutos em silêncio e, depois, retire a corda das mãos deles dizendo: PELO PODER DA DEUSA E DO DEUS, EU OS DECLARO MARIDO E MULHER PELO TEMPO QUE VIVEREM AMBOS. QUE VIVAM JUNTOS NO AMOR. ASSIM SEJA.
Os convidados agora podem aclamar, aplaudir e congratular-se com os recém-casados. Agradeça à Deusa e ao Deus e desfaça o círculo. Coloque a vassoura de palha horizontalmente no chão e faça com que os noivos pulem por cima dela juntos e de mãos dadas.
Termina assim o Ritual Pagão de Compromisso, que deve ser festejado por todos com vinho consagrado e o bolo do compromisso, que é tradicionalmente partido com a espada cerimonial do Coven.