Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Magia do Mar

É aquela praticada próximo ao oceano, ou com objetos criados e transformados pelo oceano.

Há milênios o mar é cultuado, temido, consagrado, ora-se a ele, oferecem-se sacrifícios a ele, é reverenciado. Tem sido a morada de deusas e deuses, sereias e tritões, ondinas e serpentes – monstros horrendos e encantadoras sereias que enganavam os marinheiros, atraindo-os para a morte em rochas traiçoeiras.

Sob suas ondas escondem-se antigas e fabulosas terras e civilizações – Atlântida, Lemúria, Lyonesse, para citar algumas – e dele toda a vida surgiu. Portanto, o mar é tanto o início quanto o fim, o alfa e o ômega – a fonte de toda a vida e daquilo que a consome.

Em priscas eras, assim como hoje, os centros populacionais localizam-se nas proximidades de rios ou na costa, garantindo acesso fácil e alimentos – peixes, crustáceos, algas - bem como uma plataforma pela qual artefatos de bambu e piche, madeira e cordas, e posteriormente de formas mais sofisticadas, podiam flutuar e viajar para terras distantes.

Esses povos dependiam do mar para obter alimento; assim, suas próprias vidas eram nele personificadas. Deusas e deuses surgiram de suas profundezas e amorosamente abriram seus braços para abraçar os povos simples, ou sopravam ondas que destruíam suas frágeis embarcações e devastavam aldeias.

Assim como os rios, nascentes e riachos eram reverenciados, também o mar o era. Em conjunto com os ritos religiosos, praticava-se magia, assim como hoje.

Muitas das antigas deidades do mar são hoje objeto de livros – Possêidon, Ísis, Llyr, Mari, Netuno, Shony, Tiamat, Dylan, Manannan – todos esses e muitos outros receberam libações, incensos, sacrifícios.

O que os livros parecem desconhecer é que eles ainda vivem; seus murmúrios são ouvidos nos ruídos do oceano e seus poderes aumentam e minguam com a lua. Eles aguardam o momento de se erguer e serem novamente reconhecidos.

Apesar de não precisar cultuar o mar ou suas deidades para praticar a magia do mar, você deve respeitá-lo como um amplo depósito de poder. É nossa mãe ancestral, mais antiga que os continentes sobre os quais vivemos, mais velha que a árvore ou a pedra. É o próprio tempo.

A magia do mar é melhor se praticada próxima ao oceano, mas muitos dos encantamentos a seguir podem ser levemente alterados e praticados em qualquer lugar, desde que você possa obter alguns instrumentos.

Um pote com água onde tenha misturado um pouco de sal funciona como uma conexão com o oceano, assim como uma banheira cheia de água salgada. Em antiquários e casas especializadas, procure conchas, areia, alga marinha e outros itens.

A magia do mar é misteriosa e flexível como os próprios oceanos. Eis alguns encantamentos.


As Marés

As marés são um aspecto essencial da magia do mar, assim como a lua para toda magia. Elas assinalam o pulsar do oceano, os fluxos de poder que podem ser controlados e atraídos pela magia.

Há três fases de marés, assim como a lua, a controladora das marés (em inglês, só existem três fases da lua: Crescente, Cheia e Nova):

- Maré enchente, quando a maré sobe (de baixa para alta);
- Maré alta, o máximo que os oceanos se elevam na praia num período de doze horas;
- Maré vazante, quando a maré baixa (de alta para baixa).

Na verdade, assim como com a lua, há uma quarta maré, maré baixa, mas esta geralmente não é utilizada em magia. É, no entanto, um bom período para a meditação e introspecção, e também para buscar algo em vidas passadas.

Todos os encantamentos produtivos e positivos devem ser praticados durante a maré enchente. Incluam-se aqui fertilidade, dinheiro, amor, cura e assim por diante.

A maré alta é tradicionalmente o melhor período para qualquer tipo de encantamento; positivo ou negativo, bom ou de banimento.

Quando o mar está em vazante, é o período ideal para encantamentos destrutivos ou de banimento.

Diariamente, há duas marés altas e duas baixas. A maioria das livrarias e lojas de pesca oferece tabelas das marés, assim como jornais em cidades costeiras. Confirme as marés no dia em que desejar realizar um encantamento, se morar perto do mar, e realize-o o mais perto possível da "fase" adequada, para obter melhores resultados. Isso pode ser levado em consideração em todos os encantamentos que for realizar, mas não é necessário.

Para um ritual importante a maré mais alta do mês é o momento mais auspicioso. Você pode determiná-la ao estudar uma tabela de marés para um mês e encontrar o maior número de metros que o mar se eleva na praia. Essa será a maré mais alta, e corresponderá sempre à lua cheia. Se não puder aguardar, não se preocupe não prejudicará o encantamento.

Além dos poderes adicionais no mar durante a maré alta, há também uma razão prática para monitorar as marés. Ritos praticados numa faixa deserta de litoral são experiências realmente evocativas e mágicas, mas se a maré estiver subindo e a área for rochosa, com penhascos íngremes, pode acabar encurralado, sem saída.


Os Instrumentos

Os instrumentos da magia do mar são encontrados no oceano ou atirados pelas ondas na praia. São naturais e feitos pelo homem; antigos como o próprio mar e novos e frescos como a aurora. Apesar de variarem de lugar para lugar e de era para era, eis aqui alguns do mais conhecidos.


Conchas do Mar

Presentes do mar, são usadas para representar as deidades do oceano. Longas e espiraladas, representam os deuses, enquanto as redondas simbolizam as deusas. Cauris têm sido usadas por séculos para a última finalidade.

Muitas bruxas do mar e magos colocam conchas em seus altares por essa razão ao praticar magia do mar em casa.

Quando encantamentos são praticados no litoral, deve-se marcar um círculo protetor com conchas distribuídas em um anel e recolhidas com esse propósito.

Podem ser utilizadas como pingentes para atrair fertilidade, ou para atrair dinheiro, pois já foram utilizadas como moeda.

Apanhe uma grande concha univalve (inteiriça) e ponha-a próxima a seu ouvido. Deixe que ela fale com você. Pode ouvir mensagens do futuro ou do passado; ou o som do mar pode acalmar sua mente para receber mensagens psíquicas.

Uma concha especial que encontre na praia pode ser transformada num amuleto de proteção ou de sorte.

Uma concha posicionada à entrada de uma casa assegura que a sorte entrará nela.

Conchas e outras univalves bem grandes são assopradas no litoral para afastar a negatividade e para convidar os Deuses e espíritos para rituais e encantamentos.


Madeira Flutuante

Pedaços de madeira arrastados pelo mar, cheios de sal marinho e secos pelo sol na praia são o combustível natural de fogueiras místicas, que normalmente são parte da magia.

Essa madeira pode ser utilizada em encantamentos. Apanhe um pedaço apropriado e entalhe nele sua necessidade com uma faca. Atire-o de volta ao mar, implorando que satisfaça seu desejo.

Um pedaço menor pode ser enfeitado com símbolos protetores e usado como amuleto ou talismã para atrair ou repelir forças, dependendo de seus desejos.

Pode-se também fazer uma espécie de bastão mágico com essa madeira; com esse bastão, pode-se desenhar círculos na areia onde praticar magia. Pode-se também utilizá-lo para riscar runas na areia. Não há regras quanto a seu tamanho, forma ou tipo de madeira; seja o que for que o mar ofereça, é bom.


Bóias de Pesca

Nas praias do Oceano Pacífico, na parte noroeste dos Estados Unidos, lançavam-se bóias de pesca ao mar. O mesmo ocorria em outras partes do mundo.

Muitos anos atrás, tais bóias, utilizadas para sustentar redes de pesca, eram feitas de vidro, geralmente de cor azul ou verde. O vidro é grosso e as bóias "saltam" quando derrubadas ou quebradas, e na base da bóia há uma pequena massa elevada de vidro, onde a bóia era fechada durante sua manufatura.

Infelizmente, a maioria das bóias de pesca atualmente utilizadas são de plástico. Se encontrar uma bóia de vidro na praia, considere-se extremamente sortudo. Se não, compre uma numa loja de antiguidades. Certifique-se de que a bóia tenha realmente sido usada no mar, pois isso a carrega.

Não importa se encontrou ou não uma bóia velha, leve-a ao mar na maré alta. Mergulhe-a três vezes na água e diga:

GLOBO DE VIDRO AZUL (OU VERDE), AQUI EU LHE CARREGO
PARA QUE ME SEJA UMA DÁDIVA PSÍQUICA.
QUANDO TOCADA PELO SAL, LIBERE SEU PODER!
ESSE É MEU DESEJO, ASSIM SEJA.


Leve a bóia para casa, enrole em pano azul e verde e guarde num local seguro.

A bóia de pesca pode agora ser utilizada como uma bola de cristal para visões.

Retire-a, unte a base com um pouco de água salgada, apóie-a no pano e pratique.


Pedras Furadas

Se encontrar na praia uma pedra com um furo, apanhe-a pois é um valioso instrumento de magia. A pedra furada é pendurada em casa para proteção, usada numa corrente no pescoço com a mesma finalidade, e para muitos outros fins em magia.

Apanhe uma pedra furada, encontre um graveto no qual se encaixe firmemente e atire-os ao mar. Um amor virá até você.

Para ver os espíritos do mar, leve a pedra furada ao mar, à noite, na maré alta. Feche um olho, de frente para o mar, e ponha a pedra furada no outro. Olhe através do buraco e você poderá ver os espíritos.

Para cura, coloque a pedra furada em sua água de banho. Acrescente sal e entre na banheira. A pedra só poderá ser utilizada para este propósito.

A pedra furada é um dos mais valiosos instrumentos de magia, e é grátis, um presente do mar. Por ser um símbolo da eternidade e da força feminina da natureza, não é apenas uma peça de boa sorte, nem só um eficiente instrumentos de magia; é sem dúvida sagrada.


Algas

Se por um lado as algas são uma importante fonte de alimento em muitas partes do mundo, no Ocidente ela é raramente utilizada, a não ser no processamento e conservação de diferentes alimentos e produtos como creme dental e sorvetes. Entretanto, há muitas utilizações mágicas para a alga marinha.

Seque um pequeno pedaço de qualquer espécie de alga ao ar livre. Quando estiver completamente seco, pendure-o em casa para proteger a estrutura do fogo.

Algas secas também são usadas para acender fogueiras nas praias, e penduradas ao ar livre como indicadores do clima. Quando a alga estiver enrugada, o clima será ensolarado. Quando incha, e parecer molhada ao toque, existe a possibilidade de chuva.

Um pequeno pedaço de alga marinha numa garrafa de uísque, bem fechada e colocada numa janela ensolarada, pode atrair dinheiro à sua casa. A garrafa deve ser agitada diariamente.

A seguir, uma coleção de encantamentos marinhos como praticados hoje. Podem ser utilizados por qualquer pessoa, desde que esteja perto do mar, ou mesmo de um grande lago ou rio.


Uma Purificação

Quando sentir-se amaldiçoado, enfeitiçado, irado ou atormentado por medos e ansiedades, caminhe ao lado do mar na alvorada. Deixe as ondas baterem em você, e diga algo semelhante ao que segue:

EU PRATICO ESTE GESTO DE PURIFICAÇÃO
NO LOCAL DO INÍCIO DE TODA VIDA;
AS ONDAS COBREM O CORPO E O ESPÍRITO;
A POEIRA CAI NO MAR QUE LIMPA;
ESTOU RENOVADO E FRESCO,
FRESCO COMO O MAR.


Saia então da água e deixe que os ventos sequem seu corpo. Está feito.


Para Entrar em Transe

Sente-se na praia e feche seus olhos, acima da linha da maré alta. Relaxe e ouça o arrebentar e fluir do oceano, e você entrará em transe.

Ou, então, observe os reflexos da lua cheia no oceano; sigas o caminho dela até o horizonte e de volta a você, até entrar em transe.


A Garrafa dos Bruxos do Mar

Leve um vidro com uma tampa hermética (como um pote de maionese) e uma sacola ao mar, bem cedo pela manhã, de preferência logo após a maré alta.

Caminhe pela praia, juntando pequenos pedaços de madeira, conchas, pedras; os objetos naturais atirados à areia pelas ondas. Coloque-os na sacola.

Quando tiver juntando várias coisas, sente-se na praia e espalhe-as à sua frente. Ponha uma por vez dentro do pote, dizendo:

AMULETO DO MAR QUE ENCONTREI,
ATRAIRÁ ENERGIA DE PROTEÇÃO.


Após pôr todos os objetos no pote, acrescente um punhado de areia fresca e encha com água do mar.

Feche vigorosamente e leve para casa. Em sua propriedade, perto da porta frontal, se possível, cave um buraco no chão, grande o bastante para enterrar o pote.

Enquanto o coloca no buraco, diga:

ONDAS NA AREIA, AS MARÉS EM MOVIMENTO;
VOCÊ É AGORA UM OCEANO SILENCIOSO.
EXPULSE QUALQUER MAL PARA O MAR;
É O MEU DESEJO, ASSIM SEJA.


Cubra o pote e devolva à terra uma aparência normal. Se não puder enterrá-lo, esconda-o num vaso, cubra com terra ou areia, e deixe-o do lado de fora, próximo de casa.

O pote funcionará como um sistema de proteção para sua casa e todos que nela moram.


Para Enviar Poder

Sente-se na praia e medite. Visualize sua necessidade. Sinta o poder. Quando a energia estiver em seu auge, aguarde até que uma onda arrebente na areia, libertando-a. A onda ampliará tremendamente o poder.


Um Encantamento de Amor do Mar

Numa sexta-feira, na maré alta, de preferência à noite, leve uma maçã e alguns cravos ao oceano. Na praia, espete a maçã com os cravos, desenhando três vezes a runa de seu amor.

Segure a maçã com sua mão de poder e imbua nela seu desejo de amor, dizendo palavras como:

MAÇÃ DO AMOR, CRAVOS DO FOGO,
ESTA É MINHA NECESSIDADE, MEU DESEJO!


Atire a maçã em direção ao mar, o mais longe que puder. Assim será.


O Encantamento do Balde

Encha um balde com água do mar e devolva-a em seguida. Repita mais duas vezes, e a cada vez que devolver a água ao mar, diga:

EU DEVOLVO A VOCÊ O QUE É SEU,
DEVOLVA-ME O QUE É MEU.


Este encantamento era utilizado para que marinheiros e pescadores voltassem para casa em segurança.


Para Comunicar-se com Alguém no Mar

Encha um vaso grande de cristal com água do mar. Coloque-o na areia e, sentado diante dele, erga suas mãos, visualizando claramente o rosto da pessoa. Tire suas mãos e escreva com sua imaginação sua mensagem na superfície da água.

A seguir, jogue a água ao mar. Este encantamento levará sua mensagem à pessoa no mar.


Um Encantamento do Mar

Este é um encantamento de múltiplos propósitos.

Vá ao mar quando a maré começar a subir (após a maré baixa, mas antes da cheia). Desenhe na areia, pouco antes de onde a água alcança, um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro, usando seus dedos.

A seguir, desenhe uma runa ou imagem de sua necessidade dentro do círculo que desenhou. Enquanto desenha, visualize uma chama azulada surgindo na areia à medida que seus dedos a riscam. Quando a figura estiver completa, veja o poder como um líquido fosforescente que ocupa os sulcos que formam o símbolo num padrão perfeito de sua necessidade.

Visualize firmemente.

Afaste-se então e aguarde que as ondas subam e desmanchem seu desenho, liberando a energia para que siga e realize seu desejo.


Um Encantamento com Conchas

Junte uma quantidade suficiente de conchas, na praia. Elas não precisam ser perfeitas, nem polidas, mas devem estar razoavelmente inteiras e completas. Faça isso, é claro, na maré apropriada.

Numa parte isolada da praia, fique em pé, segurando as conchas em sua mão (ou numa sacola) e observe as ondas por um instante. Todas as sétimas ou nonas ondas devem ser maiores que as demais.

Logo depois da onda maior, disponha as conchas na areia recém-molhada formando uma imagem rústica de sua necessidade. Ou, se desejar, simplesmente forme com as conchas as letras que escrevem seu desejo.

Aja rapidamente, volte alguns passos e aguarde o retorno da onda mais forte. Se, quando retornar, a onda levar suas conchas de volta para o mar, seu desejo será concedido.