Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Runas-Como fazer e jogar

Se você fizer suas próprias runas, permita que a confecção se torne uma meditação. Escolha o material: madeira, pedra, argila. Se o material escolhido for a argila, reserve uma parte da argila de cada pedra, e dessas partes, forme a runa em branco. Desta maneira, a Runa de Odin conterá a argila simbólica de todos os elementos. Se escolher a madeira, faça uma opção por uma árvore frutífera.

As preferidas dos povos nórdicos e mais favoráveis eram o freixo, o teixo e a bétula. A macieira também é apropriada. Escolhida a árvore, pegue o galho no qual você pretende gravar, tendo a permissão do dono. Tente pegar a madeira de tal forma que seja causado um dano mínimo à árvore e faça das suas runas, uma oferenda de agradecimento a ela. Corte os 25 módulos e lixe, preparando para gravar. Você pode escolher um dia especial, como uma quarta feira, em honra a Odin, ou por uma fase da lua, tal como a quase lua cheia. Marque os desenhos com lápis e use uma goiva de xilogravura para fazer a gravação.

Depois de prontas, confeccione uma sacola de seda ou couro para guardá-las. Você necessitará de um "campo" onde jogá-las (tecido de veludo ou algodão) que serve também para manter as Runas limpas e para evitar influências que possam estar contidas no móvel ou no solo, sobre o qual, de outro modo, elas cairiam. Boa sorte!


Maneiras de Jogar Runas

A Runa de Odin - jogo de uma pedra

Esta é a utilização mais simples e prática do oráculo, consistindo na seleção de uma Runa para uma visão global de uma situação inteira. Retirar apenas uma runa pode ajudá-lo a focalizar mais claramente sua questão. Quando você estiver preocupado com alguém que se encontre longe e não houver possibilidade de entrarem em contato, concentre-se nessa pessoa e então retire uma Runa. Esta prática abre na mente um portal para o incomum. Use o método de retirada de uma só Runa, para eleger eventos significativos em sua vida: aniversário, Ano novo, solstícios e equinócios e outras ocasiões especiais.


Lançamento por Três

O número "Três" figura com destaque nas práticas divinatórias dos antigos. Tendo a questão bem clara na mente, escolha três runas, uma de cada vez, e em seguida, coloque-as por ordem de retirada da sacola, da direita para a esquerda. Coloque-as no "campo" com o lado branco para cima e depois desvire-as. Sendo a partir da direita, a primeira Runa falará da SITUAÇÃO como É; a segunda (no centro) sugerirá o CURSO DE AÇÃO REQUERIDO e a terceira indicará a NOVA SITUAÇÃO QUE ENVOLVERÁ, após você ter enfrentado seu desafio com sucesso.


Lançamento por Cinco

Numa situação mais complexa, este lançamento pode penetrar nas características distintivas desta incerteza. Depois de formular a questão com clareza, retire as cinco pedras da sacola, uma de cada vez, colocando-as uma abaixo da outra em ordem descendente:

1 - Perspectiva Global da Situação
2 - Desafio
3 - Curso de Ação requerido
4 - Sacrificio
5 - Situação desenvolvida.

O termo "sacrifício", na quarta posição, aponta para o reconhecimento de que a vida lhe oferece escolhas, opções, que com freqüência, são mutuamente exclusivas. O termo sacrificio aqui, se refere ao que precisa ser descartado, mudado, rejeitado, a fim de que emerja uma nova integralidade. Não significa sofrimento e perda.


A Cruz Rúnica

Este tipo de lançamento é proveitoso, quando queremos um quadro mais completo da situação. Inspirada no Tarot, a disposição requer que sejam selecionadas seis Runas, as quais ficarão dispostas na forma de uma cruz celta.



A primeira runa representa o Passado, aquilo de onde você está vindo, o que jaz à sua retaguarda. A segunda runa representa você agora. A terceira, ou runa do futuro, indica o que está à sua frente, os próximos acontecimentos. A quarta runa fornece a fundação da matéria em consideração, os elementos inconscientes e forças arquetípicas envolvidas. A quinta runa ou desafio indica a natureza dos obstáculos em seu caminho. A runa final aponta NOVA SITUAÇÃO que virá, quando você enfrentar seu desafio com êxito.

A Cruz Rúnica é um lançamento que contém um considerável nível de informação e oferece incentivo para profunda reflexão. Se após retirar as seis runas e considerá-las, você continuar sem clareza de idéias, devolva todas as pedras à sacola e retire uma única runa. Esta sétima, a Runa da Resolução, lhe mostrará a essência da situação.


Lançamento das Três Vidas

Este lançamento inclui a experiência da reencarnação. Apresenta uma perspectiva de sua passagem em 3 níveis, sendo disposto na forma da Runa INGUZ. As runas representam:

1 - Condições de nascimento e infância
2 - Seu presente
3 - Futuro nesta vida
4 - Encarnação Passada
5 - Encarnação Futura


O Lançamento das três vidas proporciona informação relacionada a aspectos não resolvidos de seu passado. Uma vez identificados estes elementos, você pode modificar sua situação presente, desta maneira afetando o futuro nesta vida, bem como seu próximo ciclo.


Lançamento Quatro Quadrantes


Este lançamento é mais complexo e a leitura poderá ser feita simultâneamente nos grupos e no total do conjunto.

São retiradas 11 pedras e dispostas em uma forma retangular, começando pela esquerda, como no desenho. A pedra 11, central, é a estrutura do problema e deverá ser lida em primeiro lugar. As pedras 1, 2 e 10, formam a situação e a pessoa, seu momento presente. As pedras 5, 6 e 7, são os envolvimentos e oposições, desafios e sacrificios que envolvem a situação. As pedras 2, 3, 4 e 5, indicam o acontecimento seguinte e as pedras 7, 8, 9 e 10, os futuros acontecimentos.


Jogada Astrológica

A jogada astrológica é conhecida pelas pessoas que estudam astrologia e é muito utilizada no jogo do Tarot e outros oráculos. São retiradas 13 pedras e as mesmas são dispostas em círculo, como no desenho, da esquerda para a direita, no sentido anti-horário. A leitura é feita individualmente em cada casa e também pode ser usada a legenda de quadraturas:


1 - A pessoa e como se mostra ao mundo
2 - Vida profissional e posses
3 - Casa e Viagens
4 - Família
5 - Filhos, Humor
6 - Bens, finanças, rotina
7 - Amor, pessoa amada
8 - Saúde
9 - Vida espiritual e viagens longas
10 - Amigos, carreira e mudanças
11 - Vida social, esperanças, desejos, estudos
12 - Situação emocional da pessoa, medos
13 - O presente

QUADRATURAS:

1, 13, 12 = A pessoa
2, 6, 10 = A vida profissional
3, 4 = Familia e casa
5, 7 = Vida emocional
3, 9 = Viagens e Mudanças