Páginas

terça-feira, 28 de junho de 2011

Comunhão

Ritual de Comunhão com os Espíritos Antigos
por M. Starke, adaptação e tradução de Blackmoor

Apresentamos a adaptação moderna de um antiqüíssimo ritual de comunhão. Ele usa a linguagem e a simbologia proto-indo-européia, colocando-se como o avô de nossas cerimônias druídicas ou wiccanas.

Recomendamos a todos os praticantes da Arte sua prática. Ele é estimado como o mais primitivo ritual reconstruído. Com variações, ele poder ser celebrado coletivamente e na Natureza.

Materiais necessários:
Vela de cor vermelha
Fósforos
Incenso (em pó ou varetas)
Tina de barro com água
Bastão de madeira
Cálice ou cuia
Vasilha para a oferenda de cerveja
Cerveja preta
Moeda grande
Asperges (um maço de galhinhos secos para ablução)

Início do Ritual
Coloque o bastão na direção Leste, a tina de água no Oeste e a vela no centro. Sente-se em frente à tina (olhando para o Oeste), ponha o incenso ao lado da vela e os outros itens perto de você.

Purificação
Enxague a boca, peito, mãos e diga a cada vez: PúROS ESYéM! (PURIFICO-ME!)

Claustro
Vire-se para o Leste e diga: DEIWONS AISYéM, (EU DESEJO HONRAR OS DEUSES). ESTOU AQUI PARA HONRAR OS DEUSES, MEU CULTO é FEITO DE ACORDO COM O ANTIGO COSTUME.

Acenda a vela e diga: NO VERDADEIRO CENTRO DO MUNDO, EU ACENDO O FOGO DA OFERENDA. NO LUGAR ONDE O SAGRADO E O PROFANO SE ENCONTRAM, EU ESTOU SOB O CUIDADO E A PROTEçãO DA LUMINOSA DEUSA E SOB O OLHAR VIGILANTE DE WESYA.

Faça a oferenda ao fogo (acenda o incenso e o coloque dentro da vasilha para oferendas) e diga: EU FAçO A OFERENDA AO FOGO SACRIFICIAL. EU ROGO POR UM BOM FOGO.

Faça a oferenda à água (colocando a moeda na tina de barro) e diga: POR DHUSNOM EU ME LIGO AO MUNDO SUBTERRÂNEO.

Asperja com água o bastão e diga: PELA áRVORE SAGRADA, EU ME LIGO AO MUNDO CELESTE. DA TERRA AO CéU ELA SE EXTENDE.

Coloque a oferenda de cerveja para o Guardião do Portal (no cálice ou cuia) e diga: AKWAM NEPOT, EU OFEREçO A VOCê. QUE O CAMINHO ABRA-SE PARA OS SERES SAGRADOS.

Faça um triskele no sentido contrário aos ponteiros do relógio (de dentro para fora), sobre a chama da vela e diga: AKWAM NEPOT, DHWERMOS HMé RUYES (AKWAM NEPOT, ABRA O PORTAL PARA MIM).

Asperja a área do ritual com água no sentido dos ponteiros do relógio e diga: MEG MORIS HMé GHERDMI (O GRANDE MAR ME CIRCUNDA).

Ao terminar a aspersão diga: MEU SANTUáRIO é CONSAGRADO E SEPARADO, DENTRO DA MARGEM DA áGUA CIRCUNDANTE. SANTO E SAGRADO é ESTE LUGAR, PRONTO PARA A ENTRADA DOS DEUSES.

Coloque um pouco de cerveja (na vasilha de oferendas) para os Deuses e diga: AOS OS DEUSES E DEUSAS EU OFEREçO, FAçA-SE ENTRE NóS UM PACTO DE FELIZ AMIZADE. DEIWOS, TE-BHYOM GHEUMI (DEUSES, EU OFEREçO A VOCêS).

Coloque um pouco de cerveja (na vasilha) aos Ancestrais e diga: AOS ESPíRITOS DOS ANCESTRAIS, EU OFEREçO, FAçA-SE ENTRE NóS UM PACTO DE FELIZ AMIZADE. WIKPOTIES, TE-BHYOM GHEUMI (ANCESTRAIS, EU OFEREçO A VOCêS).

Coloque um pouco de cerveja (na vasilha) aos Espíritos Protetores do Lugar e diga: AOS ESPíRITOS PROTETORES DO LUGAR, EU OFEREçO, FAçA-SE ENTRE NóS UM PACTO DE FELIZ AMIZADE. ANSUES, TE-BHYOM GHEUMI (ESPíRITOS, EU OFEREçO A VOCêS).

Faça silêncio por alguns minutos, pegue a vasilha e diga: EU RECEBO MINHA PORçãO NESTE SACRIFíCIO.

Beba um pouco de cerveja, coloque a vasilha ao lado e diga: DIVINDADES, ANCESTRAIS E ESPíRITOS: EU OFEREçO A VOCêS HONRA, CULTO, ORAçãO E RESPEITO. POSSA A PAZ E A AMIZADE ESTAR ENTRE NóS.

Curve-se em profunda reverência e diga: USMEI GWRTINS DéDEMI (EU AGRADEçO A VOCêS).

Faça um triskele sobre a chama da vela, no sentido dos ponteiros do relógio (de fora para dentro) e diga:AKWAM NEPOT, FECHE O PORTAL PARA MIM.

Apague a vela, fique de pé e diga: EU SIGO MEU CAMINHO EM FRATERNIDADE COM A TRIBO.

Faça uma reverência para a direção Leste.