Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Invocações Para os Quadrantes

Observação:

A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.

As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente

Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.



Encontram-se aqui algumas invocações alternativas que podem substituir as usadas no exemplo de como traçar o Círculo Mágico. São ótimas para variar a maneira de invocarmos os elementos em um ritual. Quando quiser, substitua as invocações dos Guardiões das Torres de Observação pelas que se seguem abaixo. São demonstrados dois tipos de invocações diferentes: a Invocação dos Grandes Espíritos e a dos Senhores e Senhoras dos elementos.


Invocação dos Grandes Espíritos

Norte

Grande Espírito do Norte, Forças da Terra de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Cervo selvagem, bisão, cobra rastejante e javali. Mãe das montanhas e árvores, Senhora da meia-noite, Mãe da Terra. Espírito Verde e fértil da Natureza. Espírito feminino sagrado da energia telúrica, Doadora da Vida. Poderes da Terra! Enviem sua força. Estejam aqui conosco! Por todo o poder do Grande Espírito do Leste, Forças do Ar de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Águia dourada, falcão, pássaro celeste e condor. Mensageiros vivazes, brisa da manhã, Ser dourado que sussurra. Espírito que traz o frescor. Espírito feminino sagrado da energia aérea, Sopro da Vida. Poderes do Ar! Enviem sua luz. Estejam aqui conosco! Por todo o poder do três vezes três, venham até nós! Sejam bem-vindos!

Leste

Grande Espírito do Leste, Forças do Ar de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Águia dourada, falcão, pássaro celeste e condor. Mensageiros vivazes, brisa da manhã, Ser dourado que sussurra. Espírito que traz o frescor. Espírito feminino sagrado da energia aérea, Sopro da Vida. Poderes do Ar! Enviem sua luz. Estejam aqui conosco! Por todo o poder, do três vezes o três, venham até nós! Sejam bem-vindos!

Sul

Grande Espíritos do Sul, Força do Fogo de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Dragão vermelho, leão, cavalo veloz e serpente. Fagulha de Luz, flor do deserto, Chama que canta e reluz. Espírito ardente que aquece e ilumina. Espírito feminino sagrado da energia ígnea, Virgem do Fogo, bela e formosa, Ardor de vida. Poderes do Fogo! Enviem sua chama. Estejam aqui conosco! Por todo o poder do três vezes três, venham até nós! Sejam bem-vindos!

Oeste

Grande Espíritos do Oeste, Força da Água de todos os Poderes. Chamamos e invocamos vocês. Garça de prata, peixe veloz, cisne flutuante e foca. Rio, cachoeira, mar, ondas, corredeiras, oceano do qual viemos, Príncipe Guerreiro do Crepúsculo de Outono, Senhora do pôr-do-sol. Espírito Feminino sagrado de energia aquática, Anciã do mar, sábia e sem idade, Pulsar da Vida. Poderes da Água! Enviem o seu fluxo! Por todo o poder do três vezes três, venham até nós! Sejam bem-vindos!


Invocação dos Senhores e Senhoras

Norte

Senhoras e Senhores do Norte, Espíritos da Terra. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da solidez e firmeza necessárias.

Leste

Senhoras e Senhores do Leste, Espíritos do Ar. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da inspiração e intuição necessárias.

Sul

Senhoras e Senhores do Sul, Espíritos do Fogo. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da vontade e força de realização necessárias.

Oeste

Senhoras e Senhores do Oeste, Espíritos da Água. Iluminem nosso rito com vossa presença, dotando-o com a energia da compreensão e clareza necessárias.