Páginas

domingo, 26 de junho de 2011

Traçando o Circulo Mágico

* Outro exemplo de como traçar um Círculo Mágico pode ser visto no ritual de Iniciação.



Observação:

A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.

As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente

Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.


Material necessário:

Um pires com sal
Três varetas de incenso de qualquer aroma
Uma vela vermelha
Uma taça com água e sal
Seu Athame

Procedimento:

Volte-se ao ponto cardeal Norte, erga o seu Athame, dizendo: INVOCO OS PODERES DOS CÉUS GLORIOSOS E RESPLANDECENTES DE LUZ. Toque o chão com o Athame, dizendo: INVOCO OS PODERES DA TERRA SAGRADA, VENTRE DA DEUSA, DE ONDE TODOS VIEMOS E PARA ONDE VOLTAREMOS.

Coloque o seu Athame na altura do umbigo, com a ponta voltada para o lado contrário a você, e comece a andar pela área onde você se encontra, começando pelo Norte, caminhando em direção ao Leste, ao Sul, ao Oeste. Circunde o seu Altar e a você mesmo, enquanto visualiza uma forte luz branca saindo pela ponta do seu Athame. Circule a área por três vezes. Enquanto caminha e visualiza a luz, diga: TRAÇO ESTE CÍRCULO SAGRADO DE FORÇA, MAGIA, LUZ E PODER PARA ME PROTEGER E INTENSIFICAR AS ENERGIAS QUE SERÃO CRIADAS E INVOCADAS NO DECORRER DESTE RITUAL. QUE ESTE CÍRCULO SEJA MINHA PONTE RUMO AOS DEUSES, A MINHA FORTALEZA E QUE AS ENERGIAS INDESEJADAS NÃO SEJAM CAPAZES DE PENETRAR NO INTERIOR DESTE ESPAÇO SAGRADO DE PODER E MAGIA. QUE A PARTIR DESTE MOMENTO EU ESTEJA ALÉM DO TEMPO E DO ESPAÇO. QUE ASSIM SEJA E QUE ASSIM SE FAÇA!

Pegue o Pires com sal, volte-se ao Norte, eleve o pires e então percorra o perímetro do Círculo uma vez, salpicando o chão, enquanto diz: ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO TERRA.

Pegue as Varetas de incenso, volte-se ao ponto cardeal Leste, eleve os incensos em sinal de apresentação e então percorra o perímetro do Círculo por uma vez, enquanto diz: ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO AR.

Pegue a Vela, volte-se ao ponto cardeal Sul, eleve-a em sinal de apresentação e então percorra o perímetro do Círculo outra vez, dizendo: ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO FOGO.

Pegue a Taça, volte-se ao ponto cardeal Oeste, eleve-a em sinal de apresentação e então ande pelo perímetro do Círculo por uma vez, enquanto diz: ABENÇÔO, SACRALIZO E PURIFICO ESTE CÍRCULO PELOS PODERES DO ELEMENTO ÁGUA.

Após realizar a purificação da área ritual com os quatro elementos, volte-se ao ponto cardeal Norte novamente. Eleve o seu Athame e invoque os poderes do elemento Terra: INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO NORTE, PODERES DA TERRA. PEDRA ANGULAR DE TODOS OS PODERES. INVOCAMOS VOCÊS E CHAMAMOS VOCÊS. SENHORA DA ESCURIDÃO EXTERIOR, TOURO NEGRO DA MEIA-NOITE, ESTRELA DO NORTE, CENTRO DO ESPIRAL CELESTE. ROCHA, MONTANHA, CAMPO FÉRTIL, VINDE! PELA TERRA QUE É O CORPO DELA, ENVIEM A SUA FORÇA. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!

Volte-se ao ponto cardeal Leste, eleve o seu Athame e invoque os poderes do Ar: INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO LESTE, PODERES DO AR. INVOCAMOS E CHAMAMOS VOCÊS. ÁGUIA DOURADA DO AMANHECER, CAÇADORAS DAS ESTRELAS, TURBILHÃO, SOL NASCENTE, VINDE! PELO AR QUE É O SOPRO DELA ENVIEM SUA LUZ. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!

Volte-se ao ponto cardeal Sul, eleve o seu Athame e invoque os poderes do Fogo: INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO SUL, PODERES DO FOGO. INVOCAMOS E CHAMAMOS VOCÊS. LEÃO VERMELHO DO CALOR DO MEIO-DIA, SER FLAMEJANTE, QUENTURA DE VERÃO, FAGULHA DA VIDA, VINDE! PELO FOGO QUE É O ESPÍRITO DELA, ENVIEM SUA CHAMA. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!

Volte-se ao ponto cardeal Oeste, eleve o seu Athame e invoque os poderes da Água: INVOCO OS GUARDIÕES DAS TORRES DE OBSERVAÇÃO DO OESTE, PODERES DA ÁGUA. INVOCAMOS E CHAMAMOS VOCÊS. SERPENTE DAS PROFUNDEZAS DO MAR, FAZEDOR DE CHUVAS, CREPÚSCULO CINÉREO, ESTRELA DO ANOITECER. PELA ÁGUA QUE É O ÚTERO VIVO DELA, ENVIEM SUA ABUNDÂNCIA. FAÇAM-SE PRESENTES AGORA! SEJAM BEM-VINDOS!

Coloque o seu Athame sobre o seu Altar, eleve suas mãos aos céus e invoque a Deusa e o Deus, dizendo:

INVOCO A DEUSA TRÍPLICE,
A VIRGEM, A MÃE E A ANCIÃ.
AQUELA QUE POSSUI DEZ MIL NOMES.
A GRANDE DANÇARINA SAGRADA.
AQUELA QUE CRIOU TUDO E TODOS
PARA QUE ESTEJA PRESENTE AQUI COMIGO NESTE RITUAL,
ABENÇOANDO MEU RITO COM SUA SABEDORIA E FORÇA.
QUE JUNTO A ELA VENHA AQUELE A QUEM PRIMEIRO ELA CONSAGROU,
O DEUS CORNÍFERO,
O GRANDE CONDUTOR DA DANÇA ESPIRAL DO ÊXTASE,
AQUELE QUE CAMINHA PELOS BOSQUES, MONTANHAS E FLORESTAS
PARA ABENÇOAR O MEU RITO COM A SUA LUZ E FORÇA.
DEUSA MÃE E DEUS PAI.
DEUSA LUA E DEUS SOL.
SENHORA E SENHOR,
SEJAM BEM-VINDOS!